comportamento/literatura

Pequeno glossário do feminismo

Capture

A filósofa Simone de Beauvoir

No ano passado, vivemos uma espécie de “primavera feminista”, em que temas e pautas da luta das mulheres ganharam visibilidade e muita gente nova acabou se juntando às discussões que já corriam soltas pelas redes sociais, universidades e coletivos.

Como uma das características do movimento feminista hoje é a pulverização de grupos com visões e pautas específicas, também rola muita treta e textão nas discussões, mas a gente não pode esquecer que o feminismo não nasceu ontem, que já temos mais de um século de lutas e debates, e que muito conhecimento já foi produzido por muitas mulheres antes de nós. Não estamos sozinhas e também não reinventamos a roda.

Pensando nisso, preparei um pequeno glossário de termos fundamentais para entender as discussões do feminismo (com ajuda de um livrinho maravilhoso pra quem quer uma introdução ao tema, “Breve História do Feminismo”, da professora Carla Cristina Garcia).

FEMINISMO

É a tomada de consciência, por parte das mulheres, da opressão, dominação e exploração que sofreram e sofrem por parte do coletivo de homens, no seio do patriarcado, e seu movimento em busca da liberdade e das transformações sociais necessárias para este objetivo. É, ao mesmo tempo, uma filosofia política e um movimento social, uma ética e uma forma de estar no mundo. Coletivamente, as feministas lutam pelo reconhecimento de direitos e oportunidades para as mulheres e, com isso, pela igualdade de todos os seres humanos. Para chegar lá, o feminismo aponta e ressalta as tensões e contradições dos discursos que colocam o masculino como universal.

PATRIARCADO

É a forma de organização política, econômica, religiosa e social baseada na autoridade e liderança do homem, impondo o predomínio dos homens sobre as mulheres. O patriarcado surgiu da tomada de poder por parte dos homens, que se apropriaram da sexualidade e reprodução das mulheres e de seus produtos, os filhos. Além disso, nesse processo também se criou uma ordem simbólica por meio dos mitos e da religião, que perpetua o patriarcado como única forma possível de estruturar a sociedade.

MACHISMO

O machismo é um discurso da desigualdade. São os atos ou palavras ofensiva ou vulgares usados para discriminar com base na crença de que os homens são superiores às mulheres, evidenciando o sexismo que existe na estrutura social.

SEXISMO

Conjunto de todos os métodos empregados no seio do patriarcado para manter o sexo feminino em situação de inferioridade, subordinação e exploração. O sexismo abarca todos os âmbitos da vida e das relações humanas –não se trata de costumes, piadas, ou manifestações do poderio masculino em um momento determinado, mas da ideologia que defende a subordinação das mulheres e todos os métodos utilizados para perpetuar essa desigualdade.

ANDROCENTRISMO

Visão que define o mundo como masculino e atribui ao homem a representação da humanidade, considerando o homem como medida de todas as coisas. Os meios de comunicação são grandes perpetuadores da visão androcêntrica do mundo, dando voz majoritariamente aos homens e retratando principalmente os acontecimentos que giram em torno deles.

GÊNERO

É um conceito que parte da ideia de que o feminino e o masculino não são fatos naturais ou biológicos, mas sim construções culturais que legitimam a ordem estabelecida e justificam a hierarquização do homem sobre mulher em cada sociedade. Entende-se gênero como todas as normas, obrigações, comportamentos, pensamentos, capacidades e até mesmo o caráter que se exigiu das mulheres por serem biologicamente mulheres. Gênero não é sinônimo de sexo.

assine a nossa newsletter semanal e receba as principais notícias da semana: clica aqui!

Anúncios

Um pensamento sobre “Pequeno glossário do feminismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s