famosas/música

Madonna, o topless e o photoshop

Madonna em ensaio para a revista Interview (Marcus Piggott, Mert Alas/Interview)

Madonna em ensaio para a revista Interview (Marcus Piggott, Mert Alas/Interview)

Primeiro foi Keira Knightley quem resolveu mostrar os seios na “Interview”. Desta vez, são os mamilos da diva pop Madonna que estampam uma página da revista. Entre as duas, mais do que a idade (que muita gente insiste em apontar), a diferença está no Photoshop.

Enquanto Keira exigiu que suas fotos não fossem manipuladas digitalmente para mostra que tem seios pequenos –e daí?–, Madonna está quase irreconhecível: pele lisa e imaculada, sem qualquer ruga ou imperfeição no rosto ou no corpo.

É claro que poderíamos dizer que uma mulher expor seu corpo aos 56 anos já é uma afirmação suficientemente feminista. Mas fazê-lo apagando os sinais dessa idade me parece passar a mensagem contrária, de que o envelhecimento da mulher não é “estético” ou “plástico” o suficiente para estampar um ensaio artístico.

As críticas vêm sempre de todos os lados: Brigitte Bardot está péssima (porque envelheceu sem plásticas), Renée Zellweger está péssima (porque exagerou nas plásticas), Catherine Deneuve está péssima (porque engordou). Quem se salva?

Se alguém poderia romper com isso, é justamente Madonna, habituada a transgressões desde os anos 1980 –e que ainda está muito mais em forma do que a maioria de nós, mulheres comuns. Para quê tanto Photoshop, então?

Madonna em ensaio para a revista Interview (Marcus Piggott, Mert Alas/Interview)

Madonna em ensaio para a revista Interview (Marcus Piggott, Mert Alas/Interview)

Não me entendam mal: o topless em si é incrível, transgressor, tudo a ver com a postura que Madonna sempre teve –e que parece afirmar que não vai abandonar tão cedo. Não é a primeira vez–e chuto que não será a última– que vemos seus mamilos.

A estética do ensaio também poderia levantar questões sobre a sexualização e a objetificação da imagem da mulher, mas mesmo isso não incomoda tanto quando se trata de uma celebridade que há muito tempo tomou posse de seu poder sexual e controla sua imagem com rédeas curtas.

O incômodo está em mais um exemplo de “perfeição” empurrado pela mídia, inalcançável até para as divas do showbiz –Madonna mesmo aparece em seu Instagram em fotos que não escondem a passagem do tempo, e não fica menos diva quando se mostra assim. Pelo contrário: mostra às suas seguidoras que passa pelas mesmas mudanças que todas passamos.

Ainda falta muito para pararmos de esconder as mulheres envelhecidas? Queremos mais #unapologeticbitch e menos Photoshop, pode ser?

Anúncios

2 pensamentos sobre “Madonna, o topless e o photoshop

  1. Não acho que a Madonna esteja preocupada tanto assim com photoshop, é só dar uma olhada rápida no Instagram dela e vai encontrar milhares de fotos “cagadas”, cheias de rugas etc. Agora querer que um photoshoot profissional não receba tratamentos e afins é um tanto de ingenuidade, não?

    Curtir

    • Sim, concordo que a Madonna nao está tão preocupada e até cito as fotos do Instagram. Mas entre dar um tratamento a um photoshoot e apagar completamente qualquer imperfeição, tem uma grande diferença, né? E tem outra coisa: em nome da “estética”, continuamos distribuindo por aí e reforçando essas imagens de perfeição inalcançável.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s